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Lombalgia uma das maiores causas de afastamento do trabalho

Lombalgia a grande vilã nos afastamentos no trabalho. A definição de lombalgia é a dor na região lombar que sua origem pode ser da parte superior do abdômen ou da própria coluna vertebral.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 80% dos adultos sofrerão, no mínimo, uma crise aguda de dor nas costas durante a vida. E 90% desses adultos sentirão dor nas costas mais de uma vez.

Quando fala em problemas de coluna geralmente pensa em trabalhadores braçais ou os trabalhadores que carregam peso. Mas a pesquisa da Advance Medical mostra que trabalhadores que estão alocados em escritório também sofrem de dor na coluna.

A causa dessa epidemia está ligada principalmente pela falta de investimento em ergonomia como mobiliário com regulagens no escritório, carrinhos para transportar cargas e também uma adoção de postura correta ao trabalhar por parte do funcionário.

A falta de atividades físicas tem sua influência na causa da lombalgia. É muito importante ter uma musculatura forte principalmente na região cervical para proporcionar a sustentação a coluna.

Basicamente existem as dores crônicas e as dores agudas. As dores crônicas que geralmente aparece em pessoas mais idosas e as dores agudas que são causadas por má postura.

Entre as opções de tratamento para lombalgia temos a correção de problemas posturais com a supervisão de um fisioterapeuta com o objetivo de corrigir a posição da coluna e consequentemente diminuir a dor.

Caso essa dor aguda não seja tratada a tempo, poderá se transformar em dor crônica necessitando de um acompanhamento médico para o diagnóstico correto da causa.

Mas todos esses problemas com lombalgia pode ser evitados com as seguintes medidas de prevenção:

– Ao pegar peso procure estar com a coluna ereta e ao transportar por longas distâncias utilize sempre um carrinho.

– Faça atividades físicas para o fortalecimento dos músculos de um modo em geral.

– No escritório ao fazer pausa, aproveite para alongar a musculatura.

– Ao dormir prefira dormir de lado e coloque uma almofada entre os joelhos.

– Procure manter sua postura ereta de um modo em geral.

Fonte: Revista Exame

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