Home / ERGONOMIA / Os termos LER e DORT são iguais?

Os termos LER e DORT são iguais?

A diferença entre LER e DORT consiste que o termo LER- Lesão por esforço repetitivo não corresponde a uma doença em específico em si. E sim a um grupo de doenças do sistema musculoesquelético.

O termo LER restringe que as várias doenças eram causadas simplesmente pela a repetição de um movimento.

Em relação ao termo DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho substitui o termo LER pelo fato de as doenças que compõem a DORT não é originado apenas pelo esforço repetitivo seu conceito vai além da repetição.

Além do esforço repetitivo, os serviços em que o funcionário trabalha com um equipamento que vibra com uma grande intensidade ou onde o funcionário deve fazer muita força na realização do trabalho ou trabalho em que ocorre contração muscular por períodos prolongados e ainda a presença de posturas inadequadas. Todos esses fatores causam a DORT e não só o fato da repetição.

Além disso, é importante destacar que mais do que os fatores biomecânicos que o trabalhador está exposto em seu posto de trabalho. A sua condição psicossocial também deverá ser analisada, já que, qualquer alteração na parte psicossocial esse funcionário pode ser mais suscetível a desencadear a DORT.

Entre os fatores psicossociais que deverão ser analisados temos como exemplo os fatores sociais, os familiares, os econômicos, o estresse, a ansiedade ou a insatisfação no trabalho.

Em alguns casos de DORT os fatores biomecânicos como a repetição do movimento, a força exercida no trabalho e a postura incorreta no posto de trabalho tem menos influência do que os fatores psicossociais na causa do distúrbio.

Para ter certeza de qual a origem das doenças que provocam a DORT e suas causas é necessária uma consulta médica para o diagnóstico correto.

Entre os distúrbios mais comuns de DORT temos as dores na coluna (lombalgia), as dores musculares em várias partes do corpo (mialgias), e as dores que acometem os ombros, cotovelos e punho (tendinites).

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia

About Redação

Outras Notícias

Lombalgia uma das maiores causas de afastamento do trabalho

Lombalgia a grande vilã nos afastamentos no trabalho. A definição de lombalgia é a dor …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *