Programas de Segurança e Saúde do Trabalhador
Toda empresa seja pública ou privada deve adotar um conjunto de medidas de segurança em que prioriza a segurança no trabalho de seus funcionários. Sendo assim existem alguns programas de segurança exigidos por lei que foram criados exatamente para que a segurança e saúde do trabalhador sejam prioridades.
Vamos ver abaixo algumas delas;
1. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)
o PCMSO é responsável, principalmente, por mapear detalhadamente possíveis zonas de riscos e suas reais consequências. Por meio de diagnósticos precoces de doenças oriundas do trabalho, esse programa procura antecipar-se ao surgimento de enfermidades e, com isso, elaborar melhores exames ocupacionais.
2. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)
O PPRA é o programa que reúne todas as ações de prevenção previstas para esses casos. Sua principal função é reconhecer, antecipar, avaliar e, consequentemente, minimizar os riscos existentes, de forma a criar um ambiente que preserve a integridade dos trabalhadores.
3. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT)
O PCMAT trabalha com a mesma metodologia do PPRA, entretanto, é aplicado em obras onde há um número superior ou igual a 20 colaboradores. Focado em atuar durante a execução das etapas da construção, tem como objetivos o reconhecimento, a análise, a neutralização e o controle de riscos em um patamar mais abrangente.
4. Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)
O PPP reúne todos os dados administrativos, registros ambientais e resultados da monitoração biológica realizados durante o período em que a pessoa exerceu uma atividade qualquer. Possui a descrição de todas as atividades realizadas, os agentes nocivos a que ela foi exposta, os exames médicos clínicos e os dados referentes às empresas.
5. Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT)
O LTCAT é o documento que discrimina, de forma conclusiva, os agentes a que o trabalhador está exposto, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. Seu objetivo é apenas informar para a Previdência Social se há a possibilidade de aposentadoria especial, sem a criação de ações de prevenção para minimizar os riscos encontrados nas empresas.
6. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)
A CIPA é composta por uma equipe de colaboradores que atua na prevenção de acidentes de trabalho, tanto em empresas quanto na indústria. Com reuniões mensais, o grupo debate as situações de risco presentes no dia a dia da empresa: como melhor mensurá-las, como neutralizá-las e a possibilidade de sua eliminação.