De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais depressivo da América Latina. Ainda de acordo com a OMS, em 2016 75 milhões de trabalhadores foram afastados de seus postos de trabalho pela doença em todo mundo.
Estima-se também que em 2020 a depressão vai ser a doença mais incapacitante do mundo.
De cada 10 trabalhadores 9 apresentam sintomas de ansiedade, 47% sofrem de algum nível de depressão.
Estudos comprovam que o trabalho está diretamente ligado à saúde mental.
O trabalho está prejudicando a sua saúde mental?
Mas há formas de cuidar da sua saúde mental, independentemente de estar feliz ou não no trabalho. Veja as dicas a seguir:
1. Reconheça que seus pensamentos e sentimentos são apenas pensamentos e sentimentos – e não fatos
Conseguir separar fatos de sensações é o primeiro passo para conseguir se compreender e desenvolver o autocontrole.
Estar ansioso não significa que você é incapaz ou que tudo vai dar errado. Significa apenas que está ansioso, o que é perfeitamente natural frente a uma situação desafiadora. Da mesma forma, saber separar sentimentos como frustração, medo ou irritação de fatos associados a eles ajudará a lidar com seu dia a dia de forma um pouco mais objetiva. Esse exercício se tornará mais fácil com o tempo e lhe permitirá mapear as situações que o deixam estressado, bem como pensar em estratégias para lidar com elas.
2. Seja realista
Expectativas frustradas podem ser uma fonte inesgotável de stress e desânimo. Mas, ainda que essa situação não seja sua culpa, há algo importante que você pode fazer: revisar seus planos. Avalie seus objetivos iniciais e compare-os com a realidade.
3. Faça pausas
Pular a hora do almoço pode ser tentador, mais isso não lhe fará bem fisicamente e mentalmente. Aproveite esse tempo para sair do escritório, dar uma volta ao ar livre e se mexer um pouco. “O exercício físico é um dos melhores tratamentos para interromper o ciclo de ansiedade.
4. Cultive amizades
Contar com uma rede de apoio é muito importante para a nossa saúde física e mental. Por isso, dedique algum tempo e energia para cultivar boas relações com pessoas que te fazem bem.
Fonte: glassdoor