Segurança do Trabalho Você sabe a diferença entre Risco e Perigo?

Você sabe a diferença entre Risco e Perigo?


Risco é a probabilidade de perigo, gerado com ameaça física para o homem e/ou para o meio ambiente.

Perigo situação em que se encontra, sob ameaça, a existência ou a integridade de uma pessoa, um animal, um objeto etc. O Risco é um evento, ele está lá e pode acontecer a qualquer momento.

Devemos trabalhar os Perigos. Esses devem ser mitigados, prevenidos, analisados, mensurados e corrigidos. São eles que ocasionam os Riscos.

Não devemos mensurar a queda de um paciente, por exemplo, pois esse evento é um Risco. É um fato que pode acontecer. Devemos mensurar e agir nas prevenções para que não aconteça a queda do paciente. As prevenções devem ser nos Perigos que podem levar a esse Risco.

RISCO X PERIGO

A principal diferença entre Riscos e Perigos está na exposição.

O Risco advém da exposição a um certo Perigo.

Vamos desenvolver essa ideia.

Segundo a OHSAS 18001, Perigo é toda fonte, situação ou ato com potencial para provocar danos humanos em termos de lesão ou doença.

Perigo pode ser um produto químico, uma máquina rotativa, uma superfície quente, um chão escorregadio, uma área ruidosa, uma área com alta temperatura, área energizada, entre outros. Perceba que todos esses casos representam situações potenciais para acontecer uma lesão. São situações perigosas.

Contudo, essa lesão só acontece se houver exposição do trabalhador a esses Perigos. Essa exposição tem a ver com a proximidade do trabalhador à fonte de perigo.

Existem Perigos intoleráveis e tratáveis, porém existem Perigos que devemos mantê-los em vigilância, mas não temos como minimizá-los, pois são Perigos que dependem de terceiros (pessoas ou serviços) e está acima de nossas prevenções. Por existirem Perigos “toleráveis” é que os Riscos são eventos não trabalháveis.

Exemplo prático e fácil para entendermos a diferença entre Perigos e Riscos:

Ação: Fazer manutenção no telhado 

Resultado esperado dessa ação: terminar e descer em segurança

Risco: Acidente de queda

Perigos:

  • Não usar o cinto de segurança
  • Não usar o capacete
  • Entre outros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Post