Segurança do Trabalho 8 Dicas infalíveis de como ser excelência como Técnico do Trabalho

8 Dicas infalíveis de como ser excelência como Técnico do Trabalho


Quer ser excelência na área de Segurança do Trabalho??

Veja abaixo 8 dicas para que isso possa acontecer.

 

  1. Seja proativo
  2. Trabalhe em equipe
  3. Crie soluções
  4. Esteja sempre aberto a sugestões
  5. Seja organizado
  6. Produza material educativo
  7. Cria a CIPA
  8. Esteja sempre atualizado

O Técnico de Segurança do Trabalho é um cargo de extrema importância para qualquer empresa, visto que ele precisa estar sempre atento as normas regulamentadoras, implantando e fiscalizando o seu cumprimento dentro da empresa. Mais, será que é fácil assim ser um bom profissional??

Um bom profissional Segurança do Trabalho além de conhecer e entender das suas tarefas, deve estar sempre atento e atualizado de acordo com a legislação fazendo se cumprir todas as normas de segurança, agindo assim na prevenção e extinção de acidentes.

Diante disso, o técnico deve executar procedimentos de segurança, orientando, treinando e colocando em prática as técnicas de prevenção de acidentes que possam prejudicar o trabalhador.

Para que o trabalho do técnico seja feito com excelência, ele deve ter um bom relacionamento interpessoal, a confiança dos trabalhadores e muito importante. Ter conversas amigáveis, sempre auxiliando na solução de problemas, e trabalhando na análise comportamental dos colaboradores.

Ser observador também é uma característica fundamental para o cargo já que ele exige uma análise aprofundada dos métodos de trabalho e seus riscos, evitando que acidentes possam ocorrer. É preciso identificar pontos falhos e aprimorar procedimentos de trabalhos, trazendo melhorias e ações assertivas para a empresa.

Saber tomar decisões e ter autonomia, já que para ter um trabalho respeitado e bem executado por todos o técnico precisa de poder para tomar decisões e trabalhar questões sem empecilho e dependência de outros departamentos.

Saber trabalhar em equipe e saber ouvir também se torna necessário nessa hora, montar com os colaboradores o planejamento de segurança da empresa, ouvir sugestões e orientar, criar na empresa a cultura da prevenção de acidentes. Com a ajuda dos colaboradores o técnico conseguirá analisar melhor as situações que podem envolver riscos e listar correções de segurança, extinguindo o risco ou diminuindo ao mínimo possível.

Um profissional organizado consegue manter o foco mesmo com a rotina estressante, administre bem o seu tempo e otimize processos. Dessa forma, você sempre estará apto a tomar decisões e cumprir as metas estabelecidas.

Com a crise econômica que o país vem enfrentando, muitas organizações precisaram reduzir a equipe de segurança. Se esse for seu caso, provavelmente acabou responsável também pela organização de documentos e de programas de prevenção. Por isso, é importante ter um tempo disponível para essas outras atividades a fim de não prejudicar a inspeção física.

Também é responsabilidade do técnico de segurança do trabalho a implantação da Cipa uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para minimizar os riscos à saúde e segurança dos colaboradores. Para isso, saiba identificar os líderes da equipe, elenque as questões que precisam ser debatidas e conduza o diálogo para que busquem soluções em conjunto.

Por fim, é importante que o esteja sempre atualizado, faça cursos, participe de palestras e seminários eles agregam valor e dão mais segurança na solução de problemas.

Assim sendo, podemos perceber que, no geral, o profissional que cuida da segurança da companhia é fundamental para garantir que nenhuma lesão ou acidente aconteça, além de garantir a saúde de todos.

Se você técnico de segurança do trabalho quer ser referência na profissão, temos a ferramenta ideal para você, clique no banner e conheça a plataforma que vai trazer agilidade e segurança no seu trabalho, fazendo a gestão dos laudos de segurança da sua empresa.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Post