Postura x produtividade
Primeiramente quero saber de você, o que é postura corporal? Postura corporal é o termo usado para descrever uma posição do corpo.
E qual seria a postura correta para trabalhar? Você deve trabalhar sempre de uma forma que esteja confortável e não termine a carga horária com desconforto e dores.
Como passamos em média 8 horas por dia trabalhando na mesma posição, é importante que está esteja adequada ao ambiente de trabalho, não prejudicando a
cervical e a lombar.
Acabamos passando boa parte do dia usando computador, telefone e se estivermos sentados de forma incorreta, podem ocorrer contra tempos não somente para a saúde mais a queda de produtividade também. Por isso é importante prestar atenção nos hábitos posturais e corrigir imediatamente pára que o corpo crie a memória corporal adequada.
Mas no que a postura tem a ver com a minha produção no trabalho?? A resposta é simples e vou te explicar agora.
Quando você está trabalhando em frente ao computador de forma correta além deixar de estimular músculos desnecessários, o cérebro vai receber a oxigenação correta ajudando assim na concentração, trás a sensação de bem estar físico e psicológico e a circulação de sangue no corpo de forma continua sem interrupções. Sem contar que evitará dores de pescoço, ombros e costas.
E como devo me sentar então?
Quando se está sentado, o principal apoio do corpo é o assento. O tronco e a cabeça devem estar alinhados, com a coluna ereta, e os quadris devem estar bem apoiados no encosto, sem, no entanto, fazer com que o abdome fique projetado para frente, ou o oposto, ficando com a coluna inclinada para frente.
Em ambas as situações haverá comprometimento da respiração, e cansaço em pouco tempo. Se se está sentado em uma cadeira com braços, não se deve apoiar
os próprios braços sobre os da cadeira, pois haverá maior sobrecarga nos ombros, prejudicando a coluna.
Outra forma de melhorar a postura é fazendo alongamentos ao se levantar, durante o expediente de trabalho e antes de deitar. Esse tipo de exercício aumenta a flexibilidade, descomprimindo músculos, aliviando tensões nas articulações, alinhando o corpo inteiro e ajudando a melhorar a postura.
Também é aconselhável a prática de exercícios físicos como Ballet, Pilates, Musculação e a Yoga são atividades que ajudam no fortalecimento dos ossos e dos músculos como um todo, ajudando-os a ter força sustentar o corpo.