Segurança do Trabalho Quer ser excelência na área de Segurança do Trabalho??

Quer ser excelência na área de Segurança do Trabalho??


Quer ser excelência na área de Segurança do Trabalho??

Veja abaixo 8 dicas para que isso possa acontecer.

 

  1. Seja proativo
  2. Trabalhe em equipe
  3. Crie soluções
  4. Esteja sempre aberto a sugestões
  5. Seja organizado
  6. Produza material educativo
  7. Cria a CIPA
  8. Esteja sempre atualizado

O Técnico de Segurança do Trabalho é um cargo de extrema importância para qualquer empresa, visto que ele precisa estar sempre atento as normas regulamentadoras, implantando e fiscalizando o seu cumprimento dentro da empresa. Mais, será que é fácil assim ser um bom profissional??

Um bom profissional Segurança do Trabalho além de conhecer e entender das suas tarefas, deve estar sempre atento e atualizado de acordo com a legislação fazendo se cumprir todas as normas de segurança, agindo assim na prevenção e extinção de acidentes.

Diante disso, o técnico deve executar procedimentos de segurança, orientando, treinando e colocando em prática as técnicas de prevenção de acidentes que possam prejudicar o trabalhador.

Para que o trabalho do técnico seja feito com excelência, ele deve ter um bom relacionamento interpessoal, a confiança dos trabalhadores e muito importante. Ter conversas amigáveis, sempre auxiliando na solução de problemas, e trabalhando na análise comportamental dos colaboradores.

Ser observador também é uma característica fundamental para o cargo já que ele exige uma análise aprofundada dos métodos de trabalho e seus riscos, evitando que acidentes possam ocorrer. É preciso identificar pontos falhos e aprimorar procedimentos de trabalhos, trazendo melhorias e ações assertivas para a empresa.

Saber tomar decisões e ter autonomia, já que para ter um trabalho respeitado e bem executado por todos o técnico precisa de poder para tomar decisões e trabalhar questões sem empecilho e dependência de outros departamentos.

Saber trabalhar em equipe e saber ouvir também se torna necessário nessa hora, montar com os colaboradores o planejamento de segurança da empresa, ouvir sugestões e orientar, criar na empresa a cultura da prevenção de acidentes. Com a ajuda dos colaboradores o técnico conseguirá analisar melhor as situações que podem envolver riscos e listar correções de segurança, extinguindo o risco ou diminuindo ao mínimo possível.

Um profissional organizado consegue manter o foco mesmo com a rotina estressante, administre bem o seu tempo e otimize processos. Dessa forma, você sempre estará apto a tomar decisões e cumprir as metas estabelecidas.

Com a crise econômica que o país vem enfrentando, muitas organizações precisaram reduzir a equipe de segurança. Se esse for seu caso, provavelmente acabou responsável também pela organização de documentos e de programas de prevenção. Por isso, é importante ter um tempo disponível para essas outras atividades a fim de não prejudicar a inspeção física.

Também é responsabilidade do técnico de segurança do trabalho a implantação da Cipa uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para minimizar os riscos à saúde e segurança dos colaboradores. Para isso, saiba identificar os líderes da equipe, elenque as questões que precisam ser debatidas e conduza o diálogo para que busquem soluções em conjunto.

Por fim, é importante que o esteja sempre atualizado, faça cursos, participe de palestras e seminários eles agregam valor e dão mais segurança na solução de problemas.

Assim sendo, podemos perceber que, no geral, o profissional que cuida da segurança da companhia é fundamental para garantir que nenhuma lesão ou acidente aconteça, além de garantir a saúde de todos.

Se você técnico de segurança do trabalho quer ser referência na profissão, temos a ferramenta ideal para você, clique no banner e conheça a plataforma que vai trazer agilidade e segurança no seu trabalho, fazendo a gestão dos laudos de segurança da sua empresa.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post

A partir de junho de 2021, as empresas precisaram utilizar o eSocial para cumprir com as obrigações relacionadas com o